Aguardada há 40 anos pela população local, as obras de saneamento e macrodrenagem no bairro Água Branca estão se aproximando da reta final e já trazem benefícios para os moradores e comerciantes. A intervenção de grande porte vai resolver os problemas crônicos de enchentes na região, garantir mais desenvolvimento e atração de investimentos privados e públicos, gerando mais empregos no município.
A Prefeitura de Contagem está fazendo a ampliação das redes de drenagem ao longo da avenida Pio XII, entre a av. Teleférico e a Via Expressa, cerca de 725 metros de extensão. Neste momento, a parte estrutural da galeria já alcançou 80% de execução. Com este avanço, a metade do trecho já teve a vala fechada e a rua pôde retomar parcialmente o tráfego de veículos. Além disso, as etapas de microdrenagem, com implantação de bocas de lobo, também já foram realizadas.
Durante os trabalhos, várias ligações de esgotamento clandestinas foram identificadas. Por isso, a partir do dia 2 de janeiro, equipes da Copasa vão realizar as correções, a fim de destinar o esgoto para as estações de tratamento e não permitir o encontro com as águas pluviais. Assim, o Rio das Velhas receberá água limpa das chuvas, garantindo sustentabilidade para a Região Metropolitana.
Em visita ao bairro nesta terça-feira (19/12), a prefeita Marília Campos ressaltou a relevância desta intervenção. “Esta obra é muito importante porque é de saneamento, com as ações da Copasa, que vai direcionar o esgoto para o local adequado, separando da água da chuva; e é uma obra de macrodrenagem para que a população fique mais segura em épocas de chuva. Melhorando a infraestrutura, a cidade fica mais atrativa para os negócios e isso é mais emprego para nossa população”, disse.
O presidente da Copasa, Guilherme Duarte, também acompanhou a visita e exaltou a aplicação eficiente que o governo faz do Fundo Municipal de Saneamento. “É uma satisfação ver Contagem usando muito bem os recursos do Fundo Municipal de Saneamento. Agora, a Copasa vai entrar fazendo as redes interceptoras, separando água de chuva do esgoto que levamos para nossas estações de tratamento. É qualidade de vida aqui para a região”, pontuou.
Nas próximas etapas, será feita a pavimentação de todo o trecho da avenida Pio XII e a implementação de uma pista de caminhada em toda sua extensão, incluindo paisagismo e obras complementares, como sarjeta, meio-fio e sinalização de trânsito. A rua Dr. Cassiano e a avenida Quatro também estão inseridas no projeto e estão recebendo obras de microdrenagem, com instalação de novas tubulações e bocas de lobo para assegurar o escoamento das águas.
Moradores e comerciantes satisfeitos
Moradora da avenida Pio XII há 34 anos, Vitória França agradeceu à Prefeitura pela obra que tanto foi reivindicada pela comunidade local e mostrou grande expectativa para ver os trabalhos prontos. “Esta obra vai melhorar muito nossa região. Vai ficar bonito demais. Eu tenho muita fé no trabalho que está sendo feito em Contagem”, afirmou.
Comerciante há mais de 20 anos no Água Branca, Elton Ribeiro possui uma barbearia na av. Pio XII. A despeito dos transtornos comuns ao período de obras, ele está esperançoso de que o bairro iniciará um momento mais próspero e seguro depois de tantas calamidades. “Eu já vi de tudo aqui na região, de carros até pessoas serem arrastadas pelas enchentes e eu já tive prejuízos materiais porque minha loja já foi invadida pela água. Esta obra é muito necessária. Tem o transtorno, afeta o fluxo de pessoas e carros e, por consequência, o volume de clientes. Mas eu acredito muito que as coisas vão melhorar quando a obra estiver pronta. Eu tanto acredito, que estou reformando meu comércio”, destacou.
O investimento neste projeto é de R$13 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e de financiamento junto ao Banco do Brasil. A expectativa é que a obra seja concluída no segundo trimestre de 2024.
Clique aqui e confira a galeria de fotos